A 6ª Expogenética aconteceu em Uberaba no Parque Fernando Costa durante o mês de agosto e já se consagrou importante evento que serve de referência para o mercado, ao mostrar os resultados dos vários programas de melhoramento genético.

A feira reúne criadores de varias raças zebuínas, centrais de inseminação artificial e de reprodução e empresas e entidades responsáveis pelos programas de melhoramento genético.

Participante desde a primeira edição da Expogenética, a Fazenda Ipê Ouro apresenta todo ano reprodutores de seu criatório pré-selecionados pelo PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

Na edição deste ano, o touro Najar FIV Ipê Ouro foi eleito entre os dez reprodutores da raça nelore vencedores da 4ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

Najar FIV Ipê Ouro pertence a parceria da seleção Ipê Ouro e de Claudio Sales Trindade.


 

 

Najar é filho do Rambo MN, com Gracia TE Ipê Ouro (Steka TE Pontal VR) e é TOP 0,5% no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Aos 20 meses de idade produziu 501 doses em uma única coleta.

O resultado final do PNAT 2013 foi apresentado no dia 22/08. A 4ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) do PMGZ trabalhou com uma base de dados de 117.584 animais avaliados, sendo aprovados por índice quase 8.000 desses animais.

Foram avaliados por técnicos da ABCZ 103 touros, dos quais 58 foram inscritos por seus selecionadores ao julgamento realizado durante a Expogenética, que contou com duas etapas de votação com a participação de 157 criadores, 110 técnicos e representantes das cinco maiores centrais de inseminação.

Devido a essa extensão do PNAT e da participação de representantes de diversos setores do melhoramento genético, a escolha de Najar FIV Ipê Ouro entre os 10 classificados é um marco no histórico desse jovem animal e importante aval do potencial e qualidade desse reprodutor.