A pecuária brasileira perdeu um de seus grandes reprodutores no dia 20 de dezembro. O touro Ranchi Ipê Ouro, destaques da bateria de Nelore da CRV Lagoa, morreu aos 16 anos de idade na Fazenda Ipê Ouro.

 

Desde setembro de 2006, Ranchi é um dos destaques da bateria da Central, que é uma das proprietárias do touro, ao lado da Ourofino e de Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges. Nascido em 15 de novembro de 1996, Ranchi vem da seleção Ipê Ouro, iniciada em 1906, por Rodolfo Machado Borges, tendo sua continuidade com Arnaldo Machado Borges em 1948 e, finalmente, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges a partir de 1980.

 

Seu pedigree conta com grandes genearcas da raça, já que é filho de Myke (neto de Ludy) em vaca 1646 da MN. Produziu sêmen aos 17 meses e teve os primeiros filhos nascidos aos 28 meses. Em setembro de 1997, o reprodutor sagrou-se Reservado Campeão Bezerro da Expoinel, em Uberaba. Foi só o começo de sua trajetória de títulos. Oito meses mais tarde, em maio de 1998, Ranchi conquistou o Campeonato Júnior Menor e o título de Campeão Precoce da ExpoZebu daquele ano.

 

Em sua primeira participação como reprodutor no ranking da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), no biênio 1999/2000, aos 36 meses de idade, Ranchi se colocou entre os 15 melhores reprodutores da raça, sendo o mais jovem entre eles. Nas últimas 11 edições do ranking, desde 2000/2001, o touro se posiciona entre os 10 melhores da raça, confirmando a consistência de sua genética e homogeneidade da sua produção.

 

Em 2006, Ranchi iniciou uma nova etapa na sua trajetória, passando a integrar a bateria da CRV Lagoa. Ao ultrapassar a marca de 250 mil doses produzidas e comercializadas, em 2007, recebeu o Troféu Palheta de Ouro no Show de Genética. Atualmente, o reprodutor já produziu cerca de 400 mil doses.

 

Em julho de 2008, Ranchi teve 50% de sua posse adquirida pela parceria entre a Ouro Fino e a CRV Lagoa, durante o leilão da Fazenda Guadalupe, em Santo Antônio do Aracanguá (SP).

 

Até pouco tempo atrás em franca produção de sêmen, Ranchi continuou conquistando excelentes resultados através de sua progênie. No ranking ACNB 2009/2010, teve cinco filhas entre as 30 melhores matrizes: Bélgica I PO NI, Maharashi I J. Galera, Maharashi II J. Galera, Cyllana Colorado e Nitrila MRC.

 

“Ele quando nasceu já chamou a atenção, nasceu um bezerro de tamanho bem normal, com 35 kg de peso ao nascer, mas se impunha pelo vigor. Logo nos primeiros meses de vida, ele tinha masculinidade, saúde. Logo participou de três exposições: a Feapam, em Ribeirão Preto, quando foi segundo prêmio; em novembro foi para Bauru, Campeão Bezerro; e, em maio do ano seguinte, foi para a ExpoZebu, onde foi Campeão Bezerro e Campeão Frigorífico. Foi um dos touros com o maior número de filhos nos programas de avaliação e deu uma grande contribuição para as características de produtividade”, declara Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges.

 

“Ranchi contribuiu com elevada confiabilidade à raça Nelore imprimindo caracterização racial com características econômicas evidentes. É tambem um dos melhores avôs maternos da atualidade, onde suas filhas são premiadas até como matrizes modelo. Tivemos a oportunidade da parceria com a Ipê Ouro e a Ourofino na propriedade do Ranchi por acreditar no seu potencial genético. A contribuição do reprodutor continua através da disponibilidade de sêmen na CRV Lagoa”, destaca Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da Central.

 

Mais informações sobre Ranchi e os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br.